Para a maioria dos passageiros, o voo não é exatamente um dos momentos de destaque da viagem. Afinal, são horas e horas passadas em assentos apertados com direito a refeições sem graça. Nos últimos anos, as companhias aéreas vêm investindo forte em ampliar e melhorar suas classes executivas e, neste movimento, estão reduzindo, aos poucos, o espaço da primeira classe. O objetivo é tornar acessível a um maior número de passageiros uma experiência mais confortável nos ares. 

Ainda assim, existe a turma privilegiada que pode desembolsar alto para viajar cercada de regalias. Mesmo com menos assentos, a primeira classe tem ficado cada vez mais luxuosa e equipada, e é uma atração por si. Anualmente, o conceituado website de aviação Skytrax conduz uma pesquisa com consumidores para listar as cabines de primeira classe mais incríveis do mundo. O estudo mais recente levou em consideração a opinião de mais de 20 milhões de viajantes, de 105 países diferentes, cobrindo mais de 320 empresas aéreas. Foram analisados 49 parâmetros, incluindo conforto, qualidade dos serviços e procedimentos de embarque. 

Conheça abaixo o top 10 do Skytrax.   

10. Qantas

Qantas

Os passageiros da primeira classe têm direito a serviço de chofer, tratamentos de spa, menu gourmet assinado pelo premiado chef australiano Neil Perry e pijamas criados pelo designer Martin Grant.   

9. Japan Airlines

Japan Airlines

A empresa oferece suítes de luxo com central de entretenimento com tela de 23 polegadas, comida japonesa a bordo e kits de amenidades com a assinatura da Porsche Design. 

8. Qatar Airways

Qatar Airways

A Qatar Airways foi eleita a companhia área do ano de 2017. Tem também a melhor classe executiva do mundo e sua primeira classe não não fica para trás: espaçosa poltrona-cama, 4 mil opções de entretenimento e refeições personalizadas são alguns dos atrativos. 

7. Cathay Pacific

Cathay Pacific

Os viajantas da primeira classe da Cathay Pacific, empresa com sede em Hong Kong, podem se deitar em lençóis de 500 fios com pijamas de algodão orgânico. Kit de amenidades by Zegna e fones de ouvido com noise cancelling também são oferecidos.  

6. ANA - All Nippon Airways

ANA

Há muito tempo, a ANA figura entre as melhores companhias do mundo. E sofisticação também não falta à empresa japonesa. Além da privacidade das suítes, o menu é assinado por chef estrelado pelo Guia Michelin, os cobertores são feitos de cashmere e algodão orgânico, os kits de amenidades são da Samsonite, e telas de LCD de 23 polegadas sensíveis ao toque estão disponíveis para a diversão do passageiro. 

5. Singapore Airlines

Singapore Airlines

Cada uma das 6 suítes da primeira classe da Singapore Airlines tem poltrona giratória em couro e ainda uma cama. A cabine pode ser concetada com a do passageiro ao lado, transformando o espaço em um grande quarto com cama de casal (funciona somente nas duas primeiras poltronas de cada lado). A suíte tem ainda uma TV Full HD de 32 polegadas que gira em diferentes ângulos, para assistir da cadeira ou da cama. Guarda-roupa, kit de amenidades e tapete complementam o ambiente. Há dois banheiros exclusivos para os viajantes da classe.

4. Air France

La Première da Air France

A La Première da Air France foi lançada há alguns anos e cumpre a promessa de proporcionar luxo nos ares no tão admirado estilo francês. Cama de quase 2 metros de comprimento, produtos de beleza da Carita e menus criados por uma seleção de chefs estrelados pelo Guia Michelin são alguns dos privilégios. Também é disponibilizado transfer em jatos privados para deslocamentos dentro da França. 

3. Lufthansa

Lufthansa

É a companhia aérea que mais recentemente ganhou avaliação 5 estrelas da Skytrax. Refeições premium, centenas de opções de entretenimento, serviço de limusine e um terminal privativo para a primeira classe estão no pacote. 

2. Emirates

Emirates

A Emirates foi eleita a companhia aérea do ano em 2016. Ainda que tenha descido uma posição, a empresa com base em Dubai se mantém entre as melhores quando o assunto é luxo. A nova suíte de primeira classe, que entrou recentemente em atividade, tem janelas virtuais, décor inspirado nos carros da Mercedes-Benz, espaço de quase 4 metros quadrados e privacidade absoluta.    

1. Etihad Airways

Eithad Airways

As regalias da suíte Residência são o que há de mais sofisticado numa primeira classe. São quase 12 metros quadrados, com sala de estar, cama dupla, chuveiro exclusivo e serviços de mordomo particular. Já o Apartamento é um pouco menos extravagante. São "apenas" 4 metros quadrados de espaço, com acesso a chuveiros e ao lounge do avião.