Foto: Alexandr Ivanov / Pixabay

O clima seco do inverno e as altas temperaturas do verão prejudicam a saúde da pele. Com a chegada da primavera, é a hora de encontrar o meio termo e apostar em sua recuperação. Mas quais são os melhores procedimentos para esta temporada?

Segundo a micropigmentadora estética Vanessa Bottino, a limpeza de pele é fundamental pois durante o dia diversas partículas vão se acumulando e, se não forem removidas, a pele entra em desequilíbrio. “Poluição, maquiagem, células mortas... Uma pele repleta de sujidades fica mais suscetível ao aumento da oleosidade, devido à obstrução dos poros e, consequentemente, ao surgimento de cravos e espinhas”, diz a especialista. Além disso, o rosto que não é devidamente higienizado fica com visual opaco, sem vida.

Muitas pessoas têm dúvidas em relação ao sol na hora do bronzeamento. A exposição solar pode trazer benefícios e malefícios. Um dos pontos positivos é a síntese de vitamina D, que é essencial para o organismo, já que sua carência pode desencadear disfunções de ordem óssea. Ademais, o excesso de exposição solar colabora para o envelhecimento precoce, formação de manchas e câncer de pele. Os cuidados com a fotoproteção e com a hidratação não devem ser esquecidos.

Vanessa Bottino (Foto: Divulgação)

Benefícios do sol: Diminui o risco de fraturas ósseas, osteoporose e doenças ligadas aos ossos e reduz o surgimento de doenças crônicas, como as cardiovasculares, câncer e autoimunes.

Com a chegada da estação mais florida do ano, os cravos e espinhas resolvem aparecer também. Tanto as espinhas quanto os cravos são manifestações de acne. Essa inflamação acaba sendo bem comum na pele oleosa, principalmente na zona “T” do rosto. Eles podem ser tratados com alguns cuidados diários como o uso de produtos típicos, como sabonetes, filtros solares seborreguladores e dermocosméticos com ácido salicílico e derivados e ácido glicólico.

A água termal é uma grande aliada na primavera e no verão. Proveniente das estações termais da França, ganhou fama por ser mais mineralizada que a água comum. A esteticista Natalia Nascimento lista alguns benefícios desse item que dá para levar na bolsa: acalma a pele sensível ou sensibilizada, refresca, hidrata, contribui para a reposição de sais minerais perdidos ao longo do dia, é antioxidante e suaviza irritações e coceiras.

Natalia também recomenda acompanhamento com seu dermatologista ou esteticista para garantir uma pele saudável, não só na primavera, mas em todas as estações do ano. “Além do ’Home Care’, é fundamental que se faça um acompanhamento clínico uma vez que a pele está sujeita a diversas variações. A acne na fase adulta, por exemplo, é a mais severa e requer cuidados maiores que nem sempre conseguem ser realizados sem a ajuda de um profissional”, conclui.

Natalia Nascimento (Foto: Divulgação)