Terceira idade: dicas de treino e alongamento para cuidar do corpo

Segunda-feira 30 Março 2020 / Saúde e Bem Estar

Atividades físicas para idosos (Foto: Reprodução)

Os idosos agora têm uma nova opção para cuidar do corpo no período de isolamento social. Pensando no bem estar dessa população, o instrutor da SELFIT Academias Guilherme Vieira listou dois tipos de alongamento e três exercícios fáceis de se fazer em casa e que são essenciais para o dia a dia.

“É recomendado que os idosos façam as atividades para auxiliar na diminuição das dores físicas, manter um peso saudável e a função normal do corpo. Afinal, é comum que, com o passar dos anos, o corpo se torne mais fraco. Movimentando o corpo através dos treinos, pode-se ajudar a restaurar e a preservar sua força”, explica Vieira.

Ainda de acordo com o preparador físico, a quarentena para evitar a propagação do vírus ainda pode resultar em desânimo, ansiedade, ganho de peso e nervosismo, justamente pela mudança da rotina. Mais um motivo para a prática da atividade física, comprovada cientificamente no auxílio a doenças como depressão.

Alongamento

- Afaste as duas pernas, levante as mãos para o alto e coloque-as para a direita por 20 segundos, depois faça o mesmo para o lado esquerdo. O exercício alongará a parte lateral do abdômen e quadril.

- Junte as pernas e os pés e, só com o tronco, desça chegando com as mãos o mais próximo dos pés por 20 segundos. O exercício alongará posterior das coxas e lombar.

Treinos

- Agachamento utilizando uma cadeira: mantenha a coluna ereta e dobre apenas os joelhos para sentar-se e levantar-se.

- Elevação de quadril: meite-se na cama ou sofá com os joelhos flexionados, mantendo os pés no chão, e eleve o quadril.

- Panturrilha na parede: apoie as duas mãos na parede, dê um passo para trás esticando as pernas e faça a flexão e extensão do tornozelo, movimentando o calcanhar para cima, ficando na ponta dos pés, e voltando ao normal.

Atividades físicas para idosos (Foto: Reprodução)

Aulas online

Para auxiliar durante o período de quarentena, a SELFIT está oferecendo diariamente aulas online em seus canais na Internet (redes sociais, apps e site), com dicas de exercícios fáceis a serem realizados em casa, sem a necessidade do uso de equipamentos. As ferramentas digitais da rede são gratuitas e podem ser utilizadas por toda a população, não apenas por alunos. Entre as opções oferecidas estão treinos funcionais, aulas de Yoga, Fit Dance e Muay Thai, por exemplo.

A marca também conta com dois aplicativos: um para orientação nutricional (App Sem Culpa) e outro específico para treinos (App SELFIT). A rede também está promovendo duas lives diárias no Instagram para auxiliar durante o período de resguardo.

Por: REDAÇÃO DELOOX

Empresa lança site em parceria com a Smartfit com dicas de treinos

Segunda-feira 23 Março 2020 / Saúde e Bem Estar

Imagem de Matan Ray Vizel por Pixabay

A pandemia do coronavírus fez com que medidas de prevenção fossem tomadas pelo Governo para evitar o contágio no Brasil. Uma delas é a recomendação da permanência da população em casa. Por conta disso, idas às academias não são indicadas. Porém, para que as pessoas não fiquem impedidas de treinar, a TotalPass criou um site com treinos on-line que podem ser realizados em casa.

Os treinos são em formato de vídeo e foram desenvolvidos por profissionais altamente especializados. Neles são demonstrados os movimentos exatos que devem ser executados, para que as pessoas realizem os exercícios de maneira segura e correta.

“O objetivo é possibilitar que as pessoas continuem se exercitando, mesmo no período da quarentena. A permanência em casa pode gerar um acúmulo de energia, que ao ser usada nos exercícios físicos é capaz de trazer benefícios para a saúde do praticante e, inclusive, fortalecer o sistema imunológico. De acordo com artigos científicos, a prática de atividade física regular aumenta o número de linfócitos, que são os responsáveis por destruir células infectadas por vírus, protegendo o corpo”, conta Diogo Corona, diretor executivo da TotalPass.

Imagem de Pexels por Pixabay

Como o projeto foi idealizado para atender ao momento atual, na landing page que abriga os treinos há também orientações sobre métodos de prevenção ao vírus, para reforçar as medidas que devem ser tomadas para dificultar o contágio, como lavar as mãos por 20 segundos e evitar tocar olhos, nariz e boca.

“Ter um sistema imunológico forte e menos suscetível às doenças é de total importância na atual pandemia. A atividade física contribui e auxilia a diminuir o estresse e a ansiedade, dois fatores que podem se agravar devido à preocupação com o coronavírus. Nesse momento, a atividade física é favorável para mente e para o corpo”, completa Diogo Corona.

 

Leia: App vai te ajudar a entender tudo sobre o coronavírus

Por: REDAÇÃO DELOOX

App vai te ajudar a entender tudo sobre o coronavírus

Quarta-feira 18 Março 2020 / Saúde e Bem Estar

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Usar a tecnologia para conscientizar as pessoas sobre o novo coronavírus pode ser uma boa alternativa para fixar informações sobre o vírus com o qual o planeta inteiro está aprendendo a conviver. A Play2Sell, empresa de storytelling e gamificação voltada para vendas, viu na avalanche de dados acerca do vírus uma oportunidade de usar uma linguagem lúdica e alcançar pessoas que desejam entender mais do assunto.

O app para celular é gratuito, se chama "Corona Vírus, teste seus conhecimentos" e pode ser acessado nas lojas Apple Store e Google Play. Outro aspecto interessante é que o aplicativo vem em formato de quiz e funciona como uma opção de lazer educativo individual, em um momento de preocupação com encontros presenciais e aglomerações.

Simples mas desafiador, com formato de múltipla escolha e verdadeiro ou falso, o aplicativo trata da definição, prevenção, sintomas, atitudes práticas e como distinguir notícias falsas - as famosas fake news - de verdadeiras. Quem conduz a narrativa é um médico, Caio, que convida o usuário a fazer uma viagem pelo mundo do coronavírus. "Nossa vantagem é usar uma linguagem ágil e intuitiva, que facilita a fixação de conteúdos. A Play2Sell quer mostrar que é possível utilizar essa linguagem em um momento tão sensível da sociedade", comenta Felipe dos Santos, CEO da startup. 

Coronavírus (Foto: Tumisu por Pixabay)

Leia: Saiba como montar um espaço aconchegante para seu home office

Por: REDAÇÃO DELOOX

Tom Ford desenvolve linha exclusiva de skincare com ajuda de cientistas

Terça-feira 18 Fevereiro 2020 / Saúde e Bem Estar

Tom Ford Research (Foto: Reprodução/Tom Ford)

A nova linha de produtos para a pele Tom Ford Research foi oficialmente lançada em suas lojas especializadas pelo mundo. A coleção visa oferecer fórmulas potentes que tragam resultados efetivos e não apenas estampar o nome da marca em uma linha sem diferencial de mercado.

"Minha visão é mesclar a inovadora ciência da pele com o verdadeiro luxo e criar linhas de skincare transformadoras, independentemente do tipo ou sexo da pessoa", disse Tom Ford ao anunciar o lançamento da marca. “Foi por essa razão que estabeleci a Tom Ford Research. Trabalhando em estreita colaboração com uma equipe de cientistas, desenvolvemos o que é verdadeiramente notável e o que produz resultados visíveis inegáveis”.

Dois produtos foram lançados na fase inicial: o soro concentrado e o creme concentrado. Ambos foram formulados para energizar a pele cansada e deixar a cútis brilhante e hidratada. 

Tom Ford Research (Foto: Reprodução/Tom Ford)

Os dois produtos mencionados contêm altas concentrações de três ingredientes. O primeiro é o cacau de porcelana branca, uma rara variação do cacau que representa menos de 0,5% da produção mundial. Ele tem função antioxidante e é repleto de polifenóis que ajudam a proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres.

O segundo ingrediente principal é a cafeína - sua presença nos produtos Tom Ford Research foi otimizada em termos de tamanho molecular e formato de dispersão, para que as fórmulas estejam em maior concentração. O terceiro ingrediente chave é o gyokuro, uma variação altamente qualificada de chá verde japonês. Crescida à sombra e não à luz do sol, essa linhagem de matcha tem uma concentração muito maior de compostos como a teanina, um aminoácido. Mais uma vez, o gyokuro ajuda com proteção antioxidante, além de acalmar a pele.

Projetado para homens e mulheres, os dois principais produtos devem ser usados em sucessão. O soro concentrado ($ 268) possui ácidos glicólico e láctico, que ajudam a renovar suavemente a pele e são absorvidos rapidamente para ajudar a reter a umidade, suavizar imperfeições e restaurar o brilho. Em seguida, o creme concentrado ($ 451) faz com que a pele desidratada absorva o ácido hialurônico e selecione umectantes, contribuindo para que a região fique mais suave e com linhas de expressão reduzidas.

Os produtos foram projetados para proporcionar efeito por 24 horas e são adequados para uso durante o dia ou noite.

Tom Ford Research (Foto: Reprodução/Tom Ford)

Por: REDAÇÃO DELOOX

Programa une treinamento funcional, pilates e yoga na zona sul

Terça-feira 18 Fevereiro 2020 / Saúde e Bem Estar

Adriana Lira (Foto: Divulgação)

A professora de Educação Física Adriana Lira, especializada em Fisiologia do Exercício, formada pelo Perform Better, em Boston, e em Yoga Vinyasa, lançou seu Programa de Condicionamento Integrado, que reúne o melhor do treinamento funcional, do Pilates e da Yoga em um mesmo plano de exercícios. O método, que conquistou artistas como a atriz Mônica Martelli, é focado na criação do hábito, em sua manutenção e na consciência corporal. Mas não se trata de algo holístico. Segundo a criadora, é treino físico mesmo. Apesar de contar com atividades meditativas e liberação miofascial, para relaxar e alongar os músculos, trabalha força e o sistema cardiovascular de forma intensa, com o objetivo de se atingir a potência do corpo.

“Nossa energia vai para onde está a nossa atenção. Quando respiramos profundamente, além de termos ganhos funcionais e estruturais, diminuímos a velocidade da mente. Se isso não acontece, a caixa torácica não se expande, as costelas enrijecem e a coluna se torna deficiente,” diz a professora.

O programa surgiu da necessidade de Adriana aplicar fundamentos importantes para a conexão entre corpo e mente no conceito de performance física. Criado a partir dos mais de 20 anos de experiência da também professora de Pilates, ele tem muito em comum com o modelo biopsicossocial da medicina, que considera aspectos biológicos, psicológicos e sociais na evolução da saúde e das doenças.

Logo, as aulas privilegiam tanto a força quanto a reprogramação da respiração diafragmática. De acordo com Adriana, o exercício do diafragma, ensinado em seu método, faz mais do que relaxar, auxiliar na mobilidade e estabilizar os movimentos e a coluna. Ele leva à atenção plena essencial para se concentrar na prática e na rotina, conquistar o equilíbrio, a resiliência e, consequentemente, atingir os resultados desejados.

Adriana Lira (Foto: Divulgação)

Adriana atende grupos de, no máximo, quatro alunos, nos estúdios Balans, no Leblon, e Power House, no Jardim Botânico, dos quais é sócia. As aulas acontecem três vezes por semana, mas ela recomenda tarefas cognitivas em casa. Por isso, todos que aderem ao método, recebem um kit com materiais para se exercitar fora.

Outra particularidade é a interação social. Os alunos frequentam, periodicamente, encontros temáticos, chamados de Vivências. Durante essas confraternizações, eles tomam café da manhã, aprendem atividades diferentes e participam de bate-papos. O último encontro aconteceu em dezembro de 2019, na Gávea. A programação contou com aula de defesa pessoal, meditação e palestras sobre jejum intermitente e consumo consciente.

Informações sobre o Programa de Condicionamento Integrado Adriana Lira podem ser adquiridas através do telefone (21) 98883-9043.

 

Leia: Conforto e luxo: Conheça quatro novidades do mercado do sono

Por: REDAÇÃO DELOOX