FARM - yawanawa (Foto: Divulgação)

Há três anos, nasceu a primeira coleção da FARM com as mulheres do povo yawanawa. A marca, desde a sua primeira viagem ao Rio Gregório, no Acre – Amazônia, tem seguido em constante parceria com as artesãs das aldeias. Juntas, acabam de lançar mais uma que já está no site e nas lojas.

“A FARM apareceu na vida das mulheres yawanawa no momento certo. É por isso que dá certo. Todas as parcerias que tem vindo de encontro aos yawanawa têm trazido resultados muito positivos. A alma do negócio tem que beneficiar as pessoas e o meio-ambiente. E isso tem sido feito de forma muito bonita. Cada pessoa que compra uma peça está contribuindo para um mundo melhor e está fazendo a parte dela. Contribuindo para um negócio sustentável. Cada agulha que entra numa miçanga vai com uma oração, um mantra... mágico”, diz Tashka yawanawa, da liderança política do povo yawanawa.

Em uma cartela de cor baseada no rosa com estampas de folhagem e elementos da natureza, a FARM aproveita o lançamento da coleção pra reafirmar alguns feitos que a as parcerias com as mulheres artesãs prioriza, como apoio ao trabalho artesanal, apoio ao festival cultural yawanawa, o mariri, e instalação de internet nas aldeias, a pedido do povo yawanawa.

“Agradeço a FARM por esta parceria poderosa, que empodera as mulheres yawanawa. A chegada da internet às aldeias é uma revolução. Ver as mulheres felizes trabalhando, é muito bom”, comenta Laura yawanawa.

A parceria acontece lado a lado: do processo criação à precificação conjunta do trabalho feito. As estampas são criadas com base na criação artística e dos elementos adotados pelas mulheres artesãs – tudo aprovado por elas. Assim, lado a lado, o resultado vai ganhando a cara de todo mundo. Como contrapartida, o apoio financeiro gerado com a parceria já beneficiou a formação de jovens yawanawa em administração e contabilidade, além de compra e doação de barco para a rautihu yawanawa. A doação de roupas e Pantys (marca parceira de calcinhas absorventes reutilizáveis) para as aldeias yawanawa é também uma das entregas da FARM.

FARM - yawanawa (Foto: Divulgação)

Leia: Super Mario Bros chega aos 35 anos com itens comemorativos exclusivos