Os looks de carnaval nunca estiveram tão longe do basiquinho. Para ir atrás dos blocos ou a festas temáticas, que exigem algo mais sofisticado, a onda é caprichar nas composições com tudo a que se tem direito, da cabeça aos pés. As marcas já estão sintonizadas com o perfil desse novo público e investem pesado para garantir que os foliões celebrem a temporada cheios de estilo.  

É o caso da Farm, que para criar a coleção da folia selecionou figuras emblemáticas do carnaval de rua carioca como colaboradores. Com o vocalista do bloco Amigos da Onça, Tarcisio Cisão, por exemplo, desenvolveu uma fantasia inspirada na exuberância do pavão. O mood tropical, inclusive, é uma das mais fortes pegadas da marca para a ocasião, mas personagens diversos também têm vez, como o dinossauro.  

Fantasia de Pavão da Farm em collab com Tarcisio Cisão. Foto: divulgação

Fantasia 'Borboleta' da Farm em collab com Carol Perlingeiro. Foto: divulgação

Composições mais despojadas e versáteis são a aposta das labels cariocas Lale e Nidas. A intenção foi criar bodies para usar tanto durante o dia quanto à noite. A Lale ainda traz peças em lurex que podem ser destaque do visual em qualquer época do ano. 

Body de tule nude com corações da Lale. Foto: divulgação 

Body da Nidas. Foto: divulgação

Vedetes indiscutíveis deste carnaval, os bodies também ganham proteção UV50+ nos lançamentos da Blih!. As peças vêm com bojo removível.  

Body 'Angra' prata da Blih! tem proteção UV. Foto: divulgação 

A  Augustana (@augustana_store), de Natalia Paes, convidou a designer Veronica Santiago para uma parceria momesca. O resultado são acessórios de cabeça e maxibrincos que propõem um visual romântico-tropical e usam flores, folhas, borboletas, plumas e tecidos de coleções antigas reutilizados.

Natalia Paes, da Augustana, e Veronica Santiago criaram acessórios para a cabeça cheios de bossa. Foto: divulgação

Coletivo de marcas de moda criado por Vivi Spitz e Maria Eduarda Rodrigues, a Tertúlia faz uma festa de cores, que também ganham versões metalizadas em tops, bodies e vestidos, para compor o mood fun e jovial de sua coleção. As peças estão disponíveis na loja do shopping Center Icaraí, em Niterói.

Carnaval do Coletivo tertúlia. Foto: divulgação

Já a BlueMan ambientou suas criações carnavalescas no universo do circo vintage e traz à corte do Rei Momo personagens do picadeiro, como bailarina, palhaço, domadora de leões e trapezista.

O circo é a temática deste ano da BlueMan. Foto: divulgação

A Zinzane, por sua vez, estampa a folia com tucanos, flamingo e dragões. Saias pareôs de lamê, tiaras e brincos dão charme às composições para curtir os bloquinhos.

Estampa oriental é uma das opções da Zinzane para curtir os bloquinhos. Foto: divulgação

Quem ainda quiser aproveitar a ocasião para mandar o seu recado pode investir nas cabeças da collab entre Isabela Capeto e o stylist Leo Muqui. Tem a viseira "Cura Gay", a "Suruba de Mulheres" com bonecas, além de uma série tropical com tucanos, araras e quero-quero. A dupla desenvolveu também fantasias com o tema "Chacrete", com bodies, vestidos e camisetões transparentes, super bordados, cheios de plumas e paetês.    

Capeto + Leo Muqui: recado dado com a viseira 'Cura Gay'. Foto: divulgação

Body Piano também está entre as peças da colaboração Isabela e Leo. Foto: divulgação

As tatuagens temporárias atóxicas da Le Petite Pirate também trazem comunicados anti-caretice, com dizeres como "Free the nipples" e "Proibido proibir". À venda na loja do RIOetc (Largo dos Leões, 81C - Humaitá) e no site www.lepetitpirate.com. 

Tattoo temporária da Le Petite Pirate. Foto: divulgação

Na Obra Ipanema, três designers expõem acessórios marcantes, desenvolvidos especialmente para os bailes. A chapeleira Barbara Heliodora, Beatriz Carvalhaes e a figurinista Dani Lima usam paetês, plumas e muito brilho em criações nada simples.    

 Brinco de Beatriz Carvalhaes para Obra Ipanema. Foto: divulgação

Cabeça de Barbara Heliodora para Obra Ipanema. Foto: divulgação

O glamour também é a marca dos lançamentos da Martu (21 3874-7537), que traz 70 peças luxuosas, com bordados feitos à mão, vazados, recortes, franjas de seda, aplicações e diferentes comprimentos, além de uma linha inteira feita com fitas do Senhor do Bonfim. A estilista Marta Macedo é a responsável por assinar os looks exclusivos de musas do Bloco da Favorita, incluindo Carol Sampaio, Thaila Ayala e Iza.

O glamour é denominador comum dos Looks da Martu. Foto: divulgação

Com seu conceito de moda sustentável, a AHLMA, no Leblon, desenhou peças básicas para serem editadas e combinadas ao gosto do usuário. O lookbook da mini coleção foi inspirado nos blocos de rua favoritos do time de criação, como o Boi Tolo, o Bunytos de Corpo e o Viemos do Egito. São bodies, shorts, biquínis asa delta e calças legging feitos em lycra ou nylon recuperados, para serem usados dentro ou fora da folia. A ideia é que, diferentemente do que se pratica, nenhuma peça seja descartada ao fim do carnaval ou precise esperar um ano inteiro dentro do armário para ser usada novamente.

AHLMA lança peças para serem customizadas ao gosto do folião. Foto: divulgacão

O Cantão também propõe looks que sirvam para além da Quarta-feira de Cinzas. Vestidos e macaquinhos trazem estampas de penas de araras, Iemanjá e havaiana, e sem os arcos de cabeça - que acompanham cada peça - funcionam perfeitamente no dia a dia. 

Macaquinho 'Arara' do Cantão. Foto: divulgação 

Na Redley, purpurinas, paetês, fitas de tecido, tintas spray, borrachas coloridas e pelúcia surgem numa série customizada de tênis para fazer bonito dos pés à cabeça. Ao todo são seis modelos do famoso IR, carro-chefe da grife, devidamente repaginados no espírito carnavalesco, em formas que lembram carpas, arco-íris e monstros, entre outras. As peças receberam interferências artísticas da equipe de criação. À venda somente pelo site www.redley.com.br.

Tênis de carpa da Redley. Foto: divulgação

A Reserva estampa camisetas com 40 expressões bem-humoradas para entrar no ritmo da festa brasileira. "Eu sou o genro que a sua mãe sonhou", "O que acontece no Rio fica no Rio" e "Sou a pessoa amada por três dias" são algumas das opções de frases sugestivas.

Dizeres bem-humorados estampam camisetas da Reserva. Foto: divulgação