A divisão editorial da Mauricio de Sousa Produções, em parceria inédita com a Editora Imeph, apresentou o livro “Uma Viagem a Portugal”, na Bienal do Livro de 2017, que aconteceu de 31 de agosto a 10 de setembro, no Riocentro.

Em 13 capítulos, o livro mistura diversão com aprendizado da cultura portuguesa. Numa parceria com a Turma da Mônica e o desenhista Mauricio de Sousa, o escritor de família de origem portuguesa José Santos revela o significado de muitas palavras do português falado, até então desconhecidas pela maioria dos brasileiros.

Livro 'Uma viagem a Portugal'

Em "Uma Viagem a Portugal", a Turma da Mônica acompanha o miúdo António Alfacinha, personagem criado por Mauricio de Sousa em 2007, em uma viagem pelas terras portuguesas. O leitor conhecerá de perto como é a vida naquele país, percorrendo mercados, escolas, estádios. 

Além desse passeio, o livro conta com mais de 250 palavras típicas do português de Portugal que foram destacadas, como matraquilhos, peúgas esferovite, chávena e osga. E, a cada página, os  personagens da Turma mostram ao leitor o significado de cada um desses termos no português falado e escrito no Brasil.

Lucinda Marques e Mauricio de Sousa