Novos talentos e sua criação: luminária inspirada em poste de luz. Foto: divulgação

Luminária que reproduz poste de luz, caracol ou pipa; cadeira que vira mesa; um assento coberto com bolinhas de tênis; estante adaptada para gato; e abajur feito com peças de engrenagem de maquinário são algumas das ideias que saíram do papel e estarão em exibição durante a 3ª edição da "Novos talentos brasileiros – Design & Arte", no CasaShopping. Paralela à já tradicional mostra Morar Mais Por Menos, que acontece de 3 de agosto a 9 de setembro, a exposição reúne obras assinadas por recém-formados e profissionais em início de carreira de áreas como arquitetura e urbanismo, design de interiores, design de produto, lighting design, design gráfico, engenharia e marcenaria. 

“A exposição surgiu com o propósito de dar visibilidade a recém-formados e estudantes da área de design de produto, bem como a profissionais que estão despontando neste mercado, abrindo espaço para que possam apresentar suas criações em fase de prototipagem ou em recente linha de produção, tanto ao público como ao mercado de decoração. Queremos democratizar o acesso deles ao mercado formal e criar oportunidades na indústria e no mercado moveleiro. Alguns designers já produzem suas criações de forma artesanal e em pequena escala”, conta Sandro Schuback, idealizador do projeto. 

Cadeira feita com bolas de tênis, criada por Daiane Enai. Foto: divulgação

Outra novidade da edição é o evento paralelo "Um banquinho para chamar de seu", integrado por 30 peças. Entre elas, banquinhos customizados por designers cariocas que participaram da edição anterior.  

“Banquinhos são peças-coringa na decoração ou, no popular, pau para toda obra. Funcionam como assentos mais baixos em qualquer cômodo da casa, servem para apoiar os pés, fazem as vezes de mesa de centro ou lateral. Costumam ser mais leves e mais fáceis de transportar que outros móveis e de custo mais acessível. Por isso, este ano resolvemos dedicar um espaço na exposição especialmente para eles”, explica Sandro.

Banco Gorilla. Foto: Marcio Lima

Coube à designer de interiores e cenógrafa Cris Bernardes projetar, em 120m2, o espaço que abriga a exposição.

“As peças estão expostas sobre módulos quadrados com diferentes alturas e diversos tons de cinza, formando, no piso, uma espécie de jogo Tétris em degradê monocromático. O clima lúdico ganha reforço com a revoada de móbiles de pássaros aramados do artista plástico Roberto Romero, em tons quentes, como que convidando os visitantes a embarcarem numa viagem de criatividade e inovação. Para destacar as peças, usei luminárias pendentes com cúpulas produzidas pelo designer Carlos André Vaz, à frente da DRUM, a partir de extintores de incêndio cortados ao meio, no melhor estilo industrial upcycling”, conta ela.

O idealizador, Sandro Schuback, e Cris Bernardes, designer do espaço que ganhará as obras. Foto: divulgação

SERVIÇO  

Novos talentos brasileiros - Design & Arte

Visitação: de 3 de agosto a 9 de setembro

Local: CasaShopping - Avenida Ayrton Senna, 2.150, bloco P, Barra da Tijuca. Informações: (21) 2512-2412

Entrada gratuita.