Dandynha Barbosa, Fernanda Marcolini (do CasaShopping), Sabrina Schuback, Ana Paula Barbosa e Ligia Schuback posam no espaço onde será a edição deste ano. Foto: Ari Kaye

A 15ª edição do Morar Mais Por Menos já tem data de lançamento, dia 3 de agosto, e este ano terá a vista da Lagoa da Barra da Tijuca como cenário especial para os ambientes projetados para a mostra. Segundo as organizadoras, Ligia Schuback e Sabrina Schuback Rocha, os projetos dos arquitetos, designers de interiores e paisagistas serão apresentados ao mercado de decoração carioca em um espaço de 2 mil metros quadrados na expansão do CasaShopping, que receberá um total de 48 ambientes. O espaço de moda estará de volta nesta edição, novamente sob o comando das irmãs Dandynha e Ana Paula Barbosa. 

Dez micro-apartamentos, com área entre 16 e 25 metros quadrados, vão receber soluções customizadas que propõem potencializar o aproveitamento de espaços minúsculos. Segundo a dupla à frente da organização, que desta vez conta com a colaboração do arquiteto Alexandre Cardim na elaboração e divisão dos espaços da planta, projetos customizados "ajudam a evitar gastos desnecessários com a casa, gerando economia para o futuro, e representam um estilo de vida charmoso e criativo".

“São muitos os fatores que tem levado os novos empreendimentos a investir em apartamentos cada vez menores. Composições familiares mais enxutas, aumento do número de pessoas que vivem sozinhas, crescimento populacional nos grandes centros urbanos, que leva à escassez de espaço e, consequentemente, eleva o valor do metro quadrado, são alguns deles”, explica Sabrina Schuback.

“Para se ter uma ideia, apartamentos compactos já são quase metade dos lançamentos imobiliários em São Paulo”, acrescenta Ligia.