Morar Mais Por Menos volta com 48 ambientes e vista privilegiada da Barra

Quarta-feira 06 Junho 2018 / Decoração

Dandynha Barbosa, Fernanda Marcolini (do CasaShopping), Sabrina Schuback, Ana Paula Barbosa e Ligia Schuback posam no espaço onde será a edição deste ano. Foto: Ari Kaye

A 15ª edição do Morar Mais Por Menos já tem data de lançamento, dia 3 de agosto, e este ano terá a vista da Lagoa da Barra da Tijuca como cenário especial para os ambientes projetados para a mostra. Segundo as organizadoras, Ligia Schuback e Sabrina Schuback Rocha, os projetos dos arquitetos, designers de interiores e paisagistas serão apresentados ao mercado de decoração carioca em um espaço de 2 mil metros quadrados na expansão do CasaShopping, que receberá um total de 48 ambientes. O espaço de moda estará de volta nesta edição, novamente sob o comando das irmãs Dandynha e Ana Paula Barbosa. 

Dez micro-apartamentos, com área entre 16 e 25 metros quadrados, vão receber soluções customizadas que propõem potencializar o aproveitamento de espaços minúsculos. Segundo a dupla à frente da organização, que desta vez conta com a colaboração do arquiteto Alexandre Cardim na elaboração e divisão dos espaços da planta, projetos customizados "ajudam a evitar gastos desnecessários com a casa, gerando economia para o futuro, e representam um estilo de vida charmoso e criativo".

“São muitos os fatores que tem levado os novos empreendimentos a investir em apartamentos cada vez menores. Composições familiares mais enxutas, aumento do número de pessoas que vivem sozinhas, crescimento populacional nos grandes centros urbanos, que leva à escassez de espaço e, consequentemente, eleva o valor do metro quadrado, são alguns deles”, explica Sabrina Schuback.

“Para se ter uma ideia, apartamentos compactos já são quase metade dos lançamentos imobiliários em São Paulo”, acrescenta Ligia.

Por: REDAÇÃO DELOOX

Casa da Árvore ganha destaque na Casa Cor SP

Sexta-feira 01 Junho 2018 / Decoração

Projeto da casa da árvore explora raízes brasileiras: sala de estar. Foto: Ricardo Bassetti

Uma pesquisa rápida na internet sobre o ranking das casas mais disputadas para aluguel no Airbnb mostra que construções em árvores ganharam a preferência dos viajantes pelo mundo. Na Casa Cor São Paulo, um dos espaços de maior destaque é exatamente um ambiente inspirado nelas, criado por Carolina Mauro, Daniela Frugiuele e Filipe Troncon, da Suite Arquitetos, dentro do tema deste ano da mostra, "morar vivo".   

A casa explora a identidade brasileira, com elementos inspirados na flora e fauna, suas riquezas naturais, como pedras brutas, texturas rústicas, e decoração composta por mobiliário assinado por importante nomes do design brasileiro, como Oscar Niemeyer e Jorge Zalszupin, além de peças de design de autoria do trio.

“Evidenciamos as raízes brasileiras, destacando os materiais naturais e os tons terrosos, alinhados à contemporaneidade e o morar cosmopolita”, diz Troncon.

O ambiente, que compreende uma área de 280m², tem como proposta enfatizar a integração da arquitetura interior com o espaço exterior da casa, envolta na temática da natureza, que reverbera para a decoração da casa e mobiliário.

Casa da árvore. Foto: Ricardo Bassetti

Um Flamboyant incorporado à área de estar ganha destaque ao transpor o pé direito da casa. É a árvore que, a partir das cores do tronco e da copa verde, estabelece o tom da paleta de cores predominantes na decoração. “Os matizes dos frutos brasileiros, como as ricas nuances do marrom, a cor do cacau, o avermelhado do caju, a amarelo vivo da manga, além de explorarmos as tonalidades âmbar, ferrugem e o laranja, serviram como mood de inspiração para o desenvolvimento da produção de todo o projeto, sem perder o foco no minimalismo aconchegante”, conta Daniela Frugiuele.

Ainda na sala de estar, peças icônicas como a poltrona Presidencial de Jorge Zalszupin; a Marquesa, de Oscar Niemeyer, e o biombo assinado por Etel Carmona, além da poltrona Walter Knoll para a Casual, complementam o ambiente. O sofá Modular, produzido com tecidos como juta e tear de algodão, é assinado pelo trio de arquitetos para a Suíte Design, especialmente para integrar a mostra.

A geometria da casa é revelada por um volume de madeira que sustenta o plano da cobertura e resulta na área social totalmente integrada ao jardim. A marcação destes blocos se dá por conta da utilização de diferentes acabamentos, como o carvalho europeu da Parket, que abriga o dormitório. Já o outro volume, ganha pintura texturizada que envolve a estante, revestida com o painel de aquarela em tons terroso, desenvolvida pelas artistas plásticas Adriana e Carlota.

Casa da árvore. Foto: Ricardo Bassetti

Os elementos naturais ganham mais destaque na cozinha a partir do uso elementar de uma pedra Sabão, que ganha a função de bancada dentro do espaço. O móvel fica ainda mais dinâmico ao incorporar a cuba, um cooktop e o forno, e permanece alinhado à mesa de jantar, também em tons claros, acompanhada da dupla de cadeiras da Líder, na cor verde musgo.

Já o quarto tem sua configuração descontruída com o painel de marcenaria em muxarabi, causando a impressão de dissolução à medida que os pequenos quadrados revelam a paisagem do jardim por trás do espaço. O efeito degradê também pode ser visto no revestimento de parede do quarto e que percorre toda a extensão do banheiro, localizado na área externa da casa. “Fizemos algo despojado e ao mesmo tempo conceitual no banheiro: jardim, árvores, pedra bruta e ausência de teto no box concretizam nossa ideia de casa de banho ao ar livre”, explica Troncon.

Casa da árvore. Foto: Ricardo Bassetti

 

Por: REDAÇÃO DELOOX

Nova coleção de Jader Almeida desembarca na capital carioca

Terça-feira 22 Maio 2018 / Decoração

Mesa de jantar Pétala com cadeiras Bell. Foto: divulgação

Os cariocas fãs das criações do premiado designer brasileiro Jader Almeida já podem comprar a coleção 2018 do artista na cidade. Na nova seleção, cadeiras, sofás, pufes, bufês, aparadores e mesas aparecem em materiais como mármores, metais, madeiras e vidros. Luminárias ganham destaque, com versões de piso, parede e mesa. As novidades acabam de desembarcar no Arquivo Contemporâneo do CasaShopping, da Barra da Tijuca.

Jader aproveitou a coleção para ampliar o espaço para a cocriação, forte tendência do segmento moveleiro: a ideia é personalizar, seja por parte do arquiteto, do designer de interiores e até mesmo do usuário. A linha Air é uma das que segue essa proposta. É composta de um sistema modular customizável que tem como base uma “calha” metálica, capaz de acomodar diversos tipos de elementos.

Aparador Air: nova coleção de Jader Almeida amplia espaço para a personalização. Foto: divulgação

A plataforma permite composições de maneira livre: partes planas de madeira maciça e mármore, por exemplo, podem ser combinadas a outras que incorporam bowl esculpido em madeira ou vaso de latão. É possível, então, criar aparador de parede, aparador de piso, mesa de centro, mesa baixa e outras formas, de funções diferentes.

“Para 2018, não pensamos na individualidade dos produtos ou de soluções − já que cada produto carrega valores duráveis, individualidade e atributos de atemporalidade”, explica Jader Almeida.

Outro modelo customizável é a luminária Pinn, que, a partir de 6 tipos de conexões, propõe inúmeras configurações, tanto para a criação de peças de parede, pendente, piso ou mesa.

Poltrona Moon. Foto: divulgação

 
Por: REDAÇÃO DELOOX

Irmãos Campana e outras estrelas do design assinam peças para LV casa

Quarta-feira 02 Maio 2018 / Decoração

Vaso Tropicalista dos Irmãos Campana para a coleção Les Petits Nomades. Foto: divulgação

A linha home Objets Nomades da Louis Vuitton ganhou uma coleção inédita apresentada durante a Feira de Design de Milão, encerrada na última semana. Batizada de Les Petits Nomades, a seleção, segundo a marca, combina o savoir-faire e a habilidade para a inovação da maison com a visão criativa de ícones do design mundial, como Atelier Oï, Patricia Urquiola e Marcel Wanders.

E tem DNA brasileiro também na coleção: os paulistas Humberto e Fernando Campana assinam o vaso Tropicalista, com inspiração nas bromélias, construído com "pétalas" de metal cobertas por couro. 

"Nossa intenção era celebrar a preciosidade da natureza e mostrar nosso respeito por um dos mais importantes componentes do planeta", disseram os Campana em comunicado.

Almofadas do Atelier Oï. Foto: divulgação

Cadeira Ribbon Dance de André Fu para a coleção da Louis Vuitton. Foto: divulgação     

 

 

Por: REDAÇÃO DELOOX

Tiffany & Co. apresenta coleção casa na Europa com instalação inusitada

Quarta-feira 18 Abril 2018 / Decoração

A Tiffany & Co. lançou a sua coleção “Home & Acessories” na Europa e, para apresentá-la, elaborou uma instalação com o tema “Greenhouse” (estufa). O diretor criativo da label, Reed Krakoff, transformou a loja da Piazza Duomo, em Milão, numa gigantesca estufa, inspirada nas peças de decoração da coleção, feitas em vidro, prata e cobre. 

Cinco artistas femininas contemporâneas foram selecionadas por Krakoff para criar obras de acordo com os seus estilos, que variam da escultura à colagem. As obras estão em exibição dentro da loja.

"Escolhemos valorizar a estufa da Home & Accessories porque representa a expressão perfeita da excelência artesanal da Tiffany e é um símbolo da energia criativa", disse Krakoff em um comunicado.

Greenhouse Project ficará em exibição em Milão até domingo (22).    

Obra da artista Marilyn Minter

Por: REDAÇÃO DELOOX