Foto: Divulgação

Na quarta (14), a Zagut Espaço de Arte recebe a exposição "Longevos", com obras de artistas brasileiros que possuem mais de 60 anos de carreira.

Durante a coletiva, Anna Bella Geiger, Bill Lundberg, Carlos Vergara, Flávio Shiró, Gastão Manoel Henrique, Georgete Melhem, José Roberto Aguillar, Martha Pires Ferreira, Nelson Leiner, Regina Vater e Thereza Miranda apresentam diversas técnicas como pinturas, esculturas, fotografias, desenhos e gravuras.  

Foto: Divulgação

A Zagut se propõe a criar um espaço de diálogo a partir de uma exposição de obras desses artistas com aproximadamente oito décadas ou mais de vida, que continuam trabalhando. “A força do conjunto do trabalho dessas pessoas é imensa. Refletem seus posicionamentos, forma de ver o mundo, do alto de suas experiências no caminho da vida e da arte. Generosamente se abrem mostrando suas almas, sensibilizando a parte criativa de cada um, dando importante exemplo do papel do diálogo intergeracional”, explica Isabela Simões, organizadora e criadora da mostra.

A arte vem mostrando inúmeros efeitos positivos na vida das pessoas, entre eles: relaxamento, capacidade de lidar com problemas de saúde mental, socialização, melhoras na autoestima e em doenças crônicas, inclusive nas relacionadas à cognição, além de contribuir para o bom humor.

A exposição visa mostrar que uma atividade criativa pode se refletir no engajamento frente à vida, já que, quando realizada de forma contínua, permite experimentações, reflexões, e união do "novo" com o "velho", somando aprendizados.

Foto: Divulgação