Sapatos e roupas podem ser renovados com procedimentos caseiros. Foto: Pixabay

É hora de resgatar roupas e acessórios de frio do fundo do armário para a temporada de inverno. As peças guardadas vão precisar de uma renovada antes de serem utilizadas durante o período de temperaturas mais baixas, mas nada que não se possa fazer em casa mesmo, como garante a personal organizer carioca Tatiana Baez. Ela conta que entre as principais reclamações de suas clientes estão o "aspecto de velho", odor e forma do que ficou armazenado sem uso.

As botas de cano longo, por exemplo, que vão voltar às ruas depois de uma pausa longa, podem estar deformadas. Tatiana conta que, para que voltem ao normal, o ideal é colocar uma revista enrolada dentro delas e deixar por cerca de 10 dias.

“Depois disso, elas estarão bem firmes e prontinhas para serem usadas”, garante.

A especialista diz que todas as peças de couro podem voltar a ficar macias e cheirosas. A orientação é passar um pano umedecido em óleo de amêndoas. Mas atenção: o pano tem que estar quase seco e não vale usar óleo corporal cosmético. O cheiro de guardado das peças de couro também pode ser eliminado. Ela explica: "Coloque um algodão molhado com o seu perfume preferido nos bolsos e divisórias de jaquetas, calças e bolsas. Mas não economize na fragrância, para que o odor saia completamente".

Tatiana Baez: 'aspecto de velho', odor e forma de roupas e sapatos são maiores reclamações das clientes. Foto: divulgação

Já as roupas de lã e tricô, quando saírem do armário, podem ser armazenadas em um saco plástico e colocadas durante meia hora no freezer.

“Pode parecer esquisito, mas saiba que os ácaros morrem em temperaturas muito frias. Aliás, esses microrganismos amam calor e se multiplicam em ambientes quentes. Por isso, nada de colocar roupas de inverno para tomar sol. A dica é deixá-las na sombra e em locais ventilados, para arejarem”, explica.   

Por fim, a personal organizer dá uma receita para retirar o mofo do armário.

“Misture quatro colheres de sopa de vinagre e uma de bicarbonato em um litro de água. Limpe as gavetas e prateleiras com essa solução, que pode ser usada para higienizar solas de sapato”, orienta.