Simone Cadinelli Arte Contemporânea abre mostra virtual em suas redes sociais

Quarta-feira 01 Abril 2020 / Comportamento

Kammal João - Serie Limiar, 2018 - Desenhos em pirografia e parafina sobre papel (30x40 cm). Foto: Reprodução

A galeria Simone Cadinelli Arte Contemporânea vai publicar em suas mídias digitais uma seleção especial de obras de quinze artistas: Claudio Tobinaga, Fernanda Sattamini, Gabriela Noujaim, Isabela Sá Roriz, Jeane Terra, Jimson Vilela, Kammal João, Leandra Espírito Santo, Patrizia D’Angello, Roberta Carvalho, Sani Guerra, Stella Margarita, Urbano Iglesias, Ursula Tautz e Yoko Nishio. Esta ação visa manter a galeria ativa para os amantes da arte, face ao seu fechamento temporário em virtude das medidas para se conter o COVID-19.  

“A galeria pretende possibilitar que os colecionadores, assim como os demais admiradores da arte contemporânea, tenham acesso maior às produções de nossos artistas e ao nosso vasto catálogo. É uma maneira de contornarmos este período grave, e oferecer uma janela, uma aproximação para se conhecer trabalhos em diferentes conceitos e linguagens. A seleção foi pensada para mostrar obras que dialogassem com as sutilezas e tensões das relações humanas e sociais, a paisagem e a memória”, destaca Érika Nascimento, gestora artística da galeria.

A mostra virtual vai disponibilizar três obras por semana, acompanhadas de sua descrição e de uma minibiografia do artista. Sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, os seguidores das páginas da galeria no Instagram e Facebook vão poder conferir uma novidade. 

Jeane Terra - Sem título, 2018 (Foto: Reprodução)

 

Leia: Museus de todo o mundo liberam acervo para tour online

 

Por: REDAÇÃO DELOOX

MAR libera acervo digital para público aproveitar o museu em casa

Quinta-feira 26 Março 2020 / Comportamento

Visões da Natureza (Foto: Reprodução / YouTube)

O Museu de Arte do Rio – MAR, sob gestão do Instituto Odeon, disponibilizou uma série de conteúdos digitais gratuitos para o público aproveitar o museu sem sair de sua residência.

Lançado nas plataformas online do MAR, o projeto #MARdeCasa traz curiosidades sobre obras do acervo, podcast, websérie, consulta online ao acervo, tour virtual pela exposição “O Rio dos Navegantes”, catálogos e publicações e novidades na programação que estão por vir, entre outros.

“Mesmo com as atividades do museu suspensas por conta do novo Coronavírus, queremos nos manter próximos ao nosso público. O conteúdo disponibilizado nos nossos canais digitais, além de dialogar e complementar as exposições em cartaz, traz informações e curiosidades sobre o MAR e seu acervo”, conta Marcelo Campos, curador chefe do MAR.

O Rio dos Navegantes (Foto: Reprodução / YouTube)

Sobre os conteúdos

Podcast Águas de Kalunga: o primeiro podcast do MAR reúne histórias criadas por dez autores negros, inspiradas no conteúdo da exposição “O Rio dos Navegantes”. Participam da série nomes como Conceição, Ana Paula Lisboa, Gabe Passareli e Elisa Lucinda, que, além de escrever um episódio, também é responsável por dar voz a essas narrativas, entre outros. Disponível nas plataformas de streaming Spotify e Deezer e no site do MAR.

Consulta online aos acervos: as coleções museológica, bibliográfica e documental do MAR estão disponíveis no site do museu, com detalhes e especificações de catalogação das obras.

Tour virtual pela mostra "O Rio dos Navegantes": ocupando três galerias do pavilhão de exposições, “O Rio dos Navegantes” apresenta ao público mais de 550 itens, entre pinturas, fotografias, vídeos, instalações, objetos, documentos e esculturas que ajudam a contar a história do Rio de Janeiro como cidade portuária desde o século XVI. No tour virtual disponível no canal do MAR no YouTube é possível percorrer todos os espaços da exposição e conhecer mais detalhes sobre as obras e temas que a compõem.

Websérie MAR na Rua: a websérie “MAR na Rua” surgiu com o objetivo de relacionar obras da Coleção MAR com as histórias contadas por pessoas do seu entorno. Participam do programa a educadora Pâmela Carvalho, o fotógrafo Maurício Hora, a diretora do Instituto dos Pretos Novos Merced Guimarães, o artista Mulambö e a Mãe Celina de Xangô.

Youtube MAR: o canal do MAR no Youtube é também uma plataforma de documentação e pesquisa artística e acadêmica, que oferece a todos uma vasta coleção de palestras, cursos, websérie, making of de exposições e eventos culturais realizados desde a inauguração do museu, em 2013.

Catálogos e publicações: no site do museu estão disponíveis para download gratuito textos curatoriais e catálogos de exposições realizadas pelo MAR ao longo destes sete anos, como a individual “A Pequena África e o MAR de Tia Lúcia”. Também estão acessíveis publicações desenvolvidas pela Escola do Olhar.

Assim que o MAR reabrir ao público, duas mostras serão inauguradas no pavilhão de exposições

Aline Motta: viagem, memória e água

Inédita no Rio de Janeiro, a individual da artista fluminense Aline Motta convida o público a um denso mergulho na história de sua família, por meio de uma montagem imersiva que apresenta uma trilogia de videoinstalações de forma sequencial e dinâmica. Os três trabalhos – “Pontes sobre abismos” (2017), “Se o mar tivesse varandas” (2017) e “Outros fundamentos” (2019) – tomaram forma após a artista descobrir um segredo de família contado pela avó. A partir da revelação, Aline iniciou uma busca por suas raízes em lugares distantes entre si, mas aproximados pelo Oceano Atlântico. Tudo isso é alinhado em uma obra repleta de água salgada, doce, transparente ou poluída.

Casa Carioca

Em 2020, ano em que o Rio de Janeiro se torna capital mundial da Arquitetura UIA/UNESCO, o MAR realizará a exposição de longa duração “Casa Carioca”. A mostra pretende apresentar discussões em torno da habitação no Rio de Janeiro, abordando suas diversas complexidades. Contemplará recortes da história da arquitetura e do urbanismo, assim como pretende estimular o diálogo entre artistas visuais que tomaram a casa e a habitação como seu tema.

Lutas e batalhas (Reprodução / YouTube)

SERVIÇO

Para mais informações, acesse o site do museu www.museudeartedorio.org.br ou as redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e Twitter.

Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro.

Leia: Lazer - Museus de todo o mundo liberam acervo para tour online

Por: REDAÇÃO DELOOX

Fundição Progresso abre programação de aulas online de grupos residentes do Centro Cultural

Quarta-feira 25 Março 2020 / Comportamento

 

Aline Valentim (Foto: Divulgação)

Depois de disponibilizar novos vídeos em seu canal no Youtube, a Fundição Progresso lança uma programação de aulas online ministradas pelos professores e grupos residentes do Centro Cultural. O público conta com várias opções de cursos e oficinas para fazer em casa, durante a quarentena. 

A Fundição atualmente reúne seis grupos residentes, três blocos de carnaval e nove professores de cursos livres, que fazem circular cerca de mil pessoas por dia no Centro Cultural da Lapa. Além de ser referência em arte-educação e símbolo de resistência - o que impediu a sua demolição no passado - conceitos atualmente em alta, como economia criativa, compartilhamento de ideias, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade, sempre foram a força motriz da Fundição, que recentemente foi tombada como Patrimônio Imaterial Cultural do RJ, pelo modelo de ocupação que reúne iniciativas pioneiras e autônomas em arte-educação, cultura, meio ambiente e projetos sociais. 

As aulas online e ações culturais oferecidas por eles visam promover uma vida mais saudável e em movimento em um momento mundial delicado e se somam às muitas atividades, performances e cursos que estão sendo disponibilizados por diversas instituições. Essa também foi a forma encontrada pelos artistas para manterem a conexão com seus alunos e divulgar suas atividades. 

A marca da água (Foto: Divulgação)

Veja a programação:

#FundiçãoEmCasa + Programação Centro Cultural Fundição Progresso 

Dança Afro - Aline Valentim 

Segundas e quartas, às 19h, a professora Aline Valentim realiza a oficina de dança afro. As aulas onlines acontecem em tempo real por live no perfil da professora, no Instagram: @alinebabalakina 

Acrobacia Aérea - Deborah Motta | #Espaço12 

Segundas, terças, quartas e quintas, às 19h, acontecem as aulas de acrobacia aérea com Deborah Motta. As aulas onlines são transmitidas em tempo real por live no perfil do #Espaço12, no Instagram: @espaço12_deborahmotta 

Oficina de Circo em Família - Maria Angelica Gomes | Teatro de Anônimo 

A oficina de Circo em Família também estará com aulas online para ajudar a quarentena a ficar mais criativa. Descobrindo novas formas de dialogar com mais leveza e construindo uma relação de confiança por outras vias não convencionais. As transmissões acontecem aos sábados, às 11h, no perfil do Teatro de Anônimo, no Instagram: @teatro.deanonimo. 

Alongamento com Regina Oliveira | Teatro de Anônimo 

Segundas e quartas, às 19h, acontecem lives de alongamento com Regina Oliveira. A ideia é fazer uma aula leve e divertida, esse horário é o mesmo que o das aulas permanentes que acontecem no pavilhão do Teatro de Anônimo, na Fundição Progresso. As aulas serão transmitidas no IGTV|Instagram do Teatro de Anônimo: @teatro.deanonimo e conta com a colaboração consciente. 

QuarenCena com Patricia Selonk | Cia Armazém de Teatro 

As atrizes Patricia Selonk e Simone Mazzer realizam todas as quintas, às 20h (horário de teatro), leituras de uma peça. As transmissões acontecem no perfil de Patrícia: @patriciaselonk 

Espetáculo A Marca Da Água | Cia Armazém de Teatro  

O espetáculo A Marca da Água, texto premiado de Mauricio Arruda Mendonça e Paulo de Moraes, estreou em 2012 e ainda faz parte do repertório da companhia. Durante a quarentena, uma vez que não conseguiram seguir com as apresentações, a Cia Armazém de Teatro disponibiliza uma bela gravação da peça na íntegra para o público. O trabalho pode ser conferido no link: https://vimeo.com/159115483

 

Leia: Lazer - Museus de todo o mundo liberam acervo para tour online

Por: REDAÇÃO DELOOX

Festival #ZiriguidumEmCasa reúne elenco da música brasileira em plataforma online

Quarta-feira 25 Março 2020 / Comportamento

Claudio Lins (Foto: Alexandre Moreira)

A partir desta quinta (26), o site Ziriguidum vai levar boa música para a casa das pessoas em quarentena. A segunda edição do festival online #ZiriguidumEmCasa, produzida pelo cantor, compositor e autor Claudio Lins e pelo jornalista Beto Feitosa, vai reunir um elenco plural de artistas que se destacam na música brasileira.

A primeira edição contou com a participação de 37 artistas, em quatro dias de shows, incluindo nomes como Ivan Lins, Marcos Valle, Joyce Moreno, Hamilton de Holanda, Pedro Luis, Roberta Campos, João Cavalcanti, entre outros. 

Biquini Cavadão (Foto: Raony Correia)

A segunda edição da festa online vai acontecer entre os dias 26 e 29 de março, com transmissões feitas ao vivo direto da rede social de cada artista. 

Confira o lineup:

QUINTA, 26/03

17h - Luis Carlinhos
17h30 - Ananda Torres
18h - Rômulo Azevedo
18h30 - Glad Azevedo
19h - Tino Gomes
19h30 - Célia Vaz e Fernando Leporace
20h - (Será anunciado em breve)
20h30 - João Senise
21h - Claudio Lins

SEXTA, 27/03

17h - Marcus Lima
17h30 - Lúcia Menezes
18h - Tico d'Godoy
18h30 - Rafael Cortes
19h - Lan Lanh
19h30 - Lucio Mauro Filho
20h - Gilson Peranzzetta
20h30 - Marcos Almeida
21h - Biquini Cavadão

SÁBADO, 28/03

17h - Bena Lobo
17h30 - Laura Finocchiaro
18h - Nilze Carvalho
18h30 - Verônica Sabino e Sérgio Chiavazzoli
19h - Imyra
19h30 - Pillar
20h - Laila Garin e Marcelo Caldi
20h30 - Jair Oliveira
21h - Rodrigo Vellozo

DOMINGO, 29/03

16h30 - Marysa Alfaia
17h - Ninah Jo
17h30 - John Mueller
18h - Rê Adegas
18h30 - Alegria
19h - Dani
19h30 - Daniel Gonzaga
20h - Eduarda Fadini 
20h30 - Isabella Taviani
21h - Pedro Miranda

As redes sociais dos artistas que vão participar do festival estão disponíveis no site http://www.ziriguidum.com/.

Por: REDAÇÃO DELOOX

Lazer: Museus de todo o mundo liberam acervo para tour online

Sexta-feira 20 Março 2020 / Comportamento

Museu do Louvre (Chesnot/Getty Images)

Admiradores da arte que não conseguem ficar muito tempo sem conferir exposições dos centros culturais vão poder se divertir mesmo em isolamento. Para entreter o público durante a quarentena, diversos museus que estão espalhados pelo mundo liberaram suas coleções para acesso online e de forma gratuita. Confira a lista e programe-se já para uma tour virtual neste fim de semana.

Louvre - Paris

Foto: Reprodução/Louvre

Link: https://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne 

Prado - Madrid

Mary Magdalene, Hermitage of Vera Cruz, Maderuelo (Segovia) ANONYMOUS  (Copyright ©Museo Nacional del Prado)

Link: https://www.museodelprado.es/en/the-collection/art-works

Hermitage - São Petersburgo

Braun, Adam Johann. 1748-1827 - A Girl with a Dog (Foto: Reprodução/Hermitage Museum)

Link: https://bit.ly/39Xu0Fv

Pinacoteca de Brera - Milão

Pinacoteca Brera (Foto: Scan Video Pinacoteca Brera)

Link: https://pinacotecabrera.org/

Galeria Uffizi - Florença

Il racconto della Pasqua (Foto: Reprodução / Galeria Uffizi)

Link: https://www.uffizi.it/mostre-virtuali 

Museus do Vaticano - Roma

Sistine Chapel (Foto: Reprodução/Musei Vaticani)

Link: http://www.museivaticani.va/content/museivaticani/it/collezioni/catalogo-online.html

Museu Arqueológico - Atenas

Foto: Reprodução/ National Archaeologic Museum

Link: https://www.namuseum.gr/en/collections/

Museu Britânico - Londres

Édouard Manet (1832–1883), 'Berthe Morisot: première planche' (1884 edition). Lithograph on pale grey chine collé, 1872–1874. (Foto: Reprodução/British Museum)

Link: https://www.britishmuseum.org/collection

Galeria Nacional de Arte - Washington

Edgar Degas, The Curtain, c. 1880, pastel over charcoal and monotype on laid paper mounted on board, sheet: 29 x 33.3 cm (11 7/16 x 13 1/8 in.), National Gallery of Art, Washington, Collection of Mr. and Mrs. Paul Mellon (Foto: Reprodução/National Gallery Of Art)

Link: https://www.nga.gov/index.html

 

Leia: Delivery na Quarentena - Alta gastronomia para você não precisar sair de casa

Por: REDAÇÃO DELOOX