Dentes de musa: Juliana Paes, cliente de Anni de Castro, conquistou o prêmio de Melhor Sorriso de 2016 pela SBOE. Foto: reprodução

Quando antes a corrida era só para academias, dermatologistas e cabeleireiros, agora o sorriso perfeito entrou na lista de prioridades da turma que se cuida. Segundo a dentista Anni de Castro, um sorriso bem planejado pode levantar todas as estruturas "moles" do rosto e se assemelha a uma cirurgia plástica.  

“Dentes, gengivas, lábios, expressões faciais, funções musculares e marcas de expressão devem estar em equilíbrio”, diz ela, que tem entre os clientes personalidades como a atriz Juliana Paes, dona do Melhor Sorriso do Ano em 2016, prêmio oferecido pela Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética.  

E os brasileiros não precisam ter medo de apostar nas tecnologias disponíveis por aqui. De acordo com a especialista, o país é um dos mais avançados na área, com tratamentos super modernos.

Ao Deloox, Anni fez uma lista do que a indústria oferece hoje para quem pretende ir atrás do sorriso perfeito. Leia a seguir!

1) Clareamento dental ou branqueamento dental

"O mais procurado entre os procedimentos odontológicos, o clareamento dental pode minimizar a diferença de cor entre os dentes e deixar os dentes mais brancos. O clareamento dental é indicado para pessoas que tenham dentes amarelados e queiram melhorar sua aparência. O procedimento é simples e pode ser feito em consultório ou em casa supervisionado pelo dentista. Nem todos os dentes podem ser beneficiados pelo tratamento, pois as causas do escurecimento podem ser diversas. O procedimento é contraindicado para pessoas com muita sensibilidade dentária, irritação gengival severa, gestantes, lactantes, pessoas com condições cancerígenas."

2) Gengivoplastia

"A gengivoplastia nada mais é do que um procedimento para remover o excesso de gengiva, aumentando a coroa dos dentes. É uma cirurgia simples e com cicatrização rápida. Recomenda-se para quem mostra mais a gengiva que os dentes ao sorrir ou tem as gengivas muito grandes escondendo parte dos dentes.  Muitas vezes só este procedimento já causa uma enorme diferença".

Anni de Castro posa com a também cliente Samantha Schmütz. Foto: divulgação

3) Bichectomia

"Entre as celebridades, a bichectomia ficou muito popular por deixar o rosto mais fininho. A principal indicação, na verdade, era para quem tinha o corredor bucal muito estreito e por isso mordia a bochecha. Mas hoje, é muito mais usada para fins estéticos, a fim de “diminuir a bochecha”. O procedimento remove o tecido gorduroso que dá volume à região, também chamado de 'bola de bichat'."

4) Lifting Labial (Lip Lift)

"Esse é um procedimento novo para rejuvenescer o rosto e melhorar a aparência, harmonizando o lábio superior em relação à face. A técnica está vindo com tudo para o Brasil e promete ser a nova tendência. O Lifting Labial é utilizado para reduzir a distância naso-labial (entre o nariz e o lábio superior) e everter o lábio superior. Isso porque, em estudo de proporções faciais ideais, existe uma distância adequada para um aspecto mais jovem e simétrico do rosto. O ideal é que os dentes fiquem levemente expostos quando a boca está entreaberta. Do contrário, ao invés de aumentar excessivamente o tamanho dos dentes com as lentes de contato para se conseguir esta exposição dentária, o recurso do momento é o Lifting Labial. O procedimento cirúrgico consiste em remover uma faixa de pele entre o nariz e o lábio, sem que haja cicatriz aparente."

5) Lentes de contato dental ou faceta (Veneer)

"As Lentes de Contato, muito usadas em Odontologia Estética, podem melhorar a aparência dos dentes, alterando forma, tamanho e cor dos dentes. Funcionam para harmonizar o sorriso em relação à face e para corrigir determinadas imperfeições presentes nos dentes. Antes da aplicação das lentes de contato é feita uma análise da estética dos dentes e da face para planejar corretamente cada sorriso." individualmente. O resultado é surpreendente.

6) Alinhadores Estético (Invisalign ou similares)

"São aparelhos ortodônticos transparentes, uma alternativa para corrigir dentes desalinhados e desnivelados sem os incômodos de um parelho fixo convencional. São Aparelhos modernos que, além de móveis, são discretos causando a sensação de serem invisíveis. A técnica para a confecção dos alinhadores utiliza uma tecnologia bem avançada. São programados e confeccionados digitalmente. Seu uso é confortável e discreto sem provocar qualquer incomodo ao paciente."

7) Contorno Cosmético

"Acréscimos estratégicos de resina para melhorar a estética."