A rede de chás gourmet da Espanha Tea Shop abre nova loja no Rio. Foto: divulgação

Uma das bebidas mais consumidas no mundo, o chá parece ter conquistado de vez os brasileiros e as empresas do segmento veem em cidades como o Rio de Janeiro uma oportunidade de expandir seus negócios. De acordo com dados da Euromonitor International, as vendas no Brasil não param de crescer: até o fim de 2017, foram comercializadas no varejo 4 mil toneladas do produto. A previsão é de que, nos próximos anos, o mercado apresente um aumento de 6%, com vendas somando R$ 1,1 bilhão (até 2021). A capital carioca é uma das mais requisitadas pelas redes e acaba de ganhar mais duas lojas.  

A espanhola Tea Shop desembarcou no mês passado no Rio Design Barra com uma loja conceito considerada a maior já instalada em um shopping no país. A iniciativa foi capitaneada pelo empresário Anthony de Mello, que apostou na proposta da rede europeia de chás gourmet, com 27 anos de trajetória, por notar a busca cada vez maior do público do Rio de Janeiro por produtos mais saudáveis. Com a nova casa, a marca soma cinco boutiques na cidade.  

"O carioca, assim como o brasileiro, é um tomador de chás. Podemos ver que o consumo de refrigerantes caiu bruscamente nos últimos anos, as pessoas têm mais necessidade e até a vontade de se cuidar. O cuidado com o corpo e a saúde é algo primordial hoje. O que falta é termos produtos de qualidade no mercado brasileiro. O que temos hoje não se compara ao que é tomar um chá de verdade, e isso a Tea Shop vai oferecer. O carioca é adepto das novidades, e quando ele toma gosto, ele abraça de uma forma muito legal", acredita Anthony. 

As prateleiras da loja são preenchidas com uma variedade de 120 chás e infusões, além de acessórios e outros produtos desse universo para os entusiastas da bebida. 

Moncloa do Shopping Leblon: segunda loja da marca em apenas três meses. Foto: divulgação

Outra marca que chega por aqui é a Moncloa Tea Boutique, que apenas três meses após abrir a primeira loja em solo carioca, no bairro de Botafogo, inaugura mais uma, desta vez, no Shopping Leblon. O espaço oferece mais de 30 sabores de diversos lugares do mundo, todos produzidos na Alemanha, com carta assinada por uma tea sommelier. Um dos destaques é o blend Toronto Nights, com uma combinação inusitada de chá verde, chá branco, capim-limão, laranja, rosa mosqueta, canela e amêndoas. Na Moncloa, os chás são vendidos em latas ou pacotes de 45g e também servidos no local com um sistema que inclui copo-infusor e timer eletrônico.

Quem for até lá experimentar as novidades da carta, que inclui até chá com espumante, o sparkling tea, também vai encontrar um menu de guloseimas, como quiches, biscoitos e waffles. Uma pequena boutique também incrementa a experiência, com a venda de utensílios como xícaras, canecas e chaleiras especiais para o consumo do chá. 

Be Detox: blend faz parte da carta da Moncloa Tea boutique, que acaba de abrir uma loja no Leblon. Foto: divulgação