Kombuchá: veja os benefícios da bebida e saiba qual escolher na hora da compra

Quarta-feira 18 Novembro 2020 / Bebidas

Kombucha (Foto: Reprodução / Food Bever Age Insider)

O kombuchá caiu no gosto popular e é cada vez mais comum vê-lo nas prateleiras dos mercados. A bebida - que é criada tradicionalmente a partir da fermentação do chá adoçado das folhas da planta Camellia Sinensis - é muito boa para a saúde e bem saborosa. Veja tudo o que descobrimos sobre ela.

De acordo com a nutricionista Thalita Zenobia, o kombuchá pode trazer muitos benefícios para nosso corpo. "O kombuchá é uma bebida fermentada que contém microorganismos essenciais para a nossa saúde. Ele é rico em antioxidantes, tem ação probiótica, auxilia no sistema imunológico e combate infecções", diz ela.

Após o processo de fermentação, a bebida passa a apresentar álcool em sua composição. Porém, a nutricionista garante que a quantidade é muito baixa e qualquer indivíduo pode incluir em sua dieta. "O kombuchá contém uma quantidade pequena de álcool, entre 0,5% e 1%, e qualquer indivíduo pode tomar. Mas, o ideal é consumir entre 100ml e 300ml por dia, de forma fracionada", diz Zenobia. 

Nutricionista Thalita Zenobia (Foto: Divulgação)

A nutricionista também comenta que o kombuchá é um grande aliado das pessoas que querem emagrecer. "Por ser um alimento probiótico, ele ajuda na redução de tecido adiposo (gordura), facilitando a perda de peso". Porém, nada de exagerar na dose. "Beber em excesso pode resultar em diarreia, desconforto gastrointestinal, vômito, náuseas, entre outros problemas. Por isso, é primordial tomá-lo com o acompanhamento de um profissional de nutrição", complementa.

O diretor da Kombucha KOM, primeira fábrica de kombuchá do Estado de São Paulo, Thelmo Corrêa, contou pra gente alguns detalhes sobre como a marca começou a produzir a bebida e como ele observou o aumento nas vendas nos últimos anos.

"Há uns 15 anos recebi minha primeira doação da Scoby (cultura simbiótica de bactérias e leveduras) do kombuchá. Sou viciado em refrigerante e queria fazer um produto caseiro, sem conservantes, e ter um controle maior do que estava consumindo. Assim, comecei a produzir a bebida e os meus amigos me estimularam a vender parte da produção. Assim, nasceu a Kombucha KOM. O sucesso foi tão grande que logo no primeiro mês estávamos fabricando 2 mil garrafas. Nosso crescimento chamou atenção e estimulou outras marcas a entrarem no mercado", disse ele.

Scoby - cultura simbiótica de bactérias e leveduras do kombuchá. (Foto: Reprodução / Receita Natureba)

Para garantir o seu diferencial neste ramo e tornar os produtos mais competitivos, a marca decidiu inovar na produção do seu kombuchá através de novas fórmulas. "Sempre investimos em blends de chás criativos, misturando sabores e inovando na saborização com frutas naturais. Investimos em produtos zero açúcar, zero álcool, sem conservantes e vegan. Temos uma linha de seis sabores: melissa com capim-limão saborizada com abacaxi e gengibre, hibisco e menta com frutas vermelhas, aroeira com maçã verde, camomila com limão siciliano, alfazema blue com maracujá e o nosso lançamento de noz pecan", comenta Corrêa.

Mesmo com o aumento na popularidade da bebida e a facilidade de encontrá-la nos mercados, o diretor da Kombucha KOM pede atenção na hora da compra. "No dia 20 de Setembro de 2020 entrou em vigor uma instrução normativa do MAPA que regulamentou a produção de kombucha em todo o território nacional. Sendo assim, aconselhamos que as pessoas só comprem produtos com registro no MAPA. Isso garante que as fábricas do kombuchá que você está consumindo já passaram por inspeção, fiscalização e estão seguindo as normas de produção corretamente".

Kombuchá (Foto: Reprodução / Pixabay)

Por: REDAÇÃO DELOOX

Miolo lança kit de espumantes Cuvée Collection

Terça-feira 17 Novembro 2020 / Bebidas

Cuvée Collection (Foto: Divulgação)

Para comemorar o aniversário de 25 anos do primeiro espumante da vinícola, a Miolo Wine Group, maior exportadora de vinhos do Brasil e a mais reconhecida no mercado internacional, acaba de lançar o kit especial Miolo Cuvée Collection. A caixa personalizada traz os rótulos Miolo Cuvée Nature, Miolo Cuvée Brut, Miolo Cuvée Brut Rosé e Miolo Cuvée Demi-Sec, todos em 750 ml. A proposta é gerar uma experiência mais completa, além de ser uma opção para presentear.

O Miolo Cuvée Brut e o Miolo Cuvée Brut Rosé, ambos com 12 meses de envelhecimento nas caves subterrâneas da vinícola, também serão disponibilizados em garrafa Magnum com 1,5 litro. Os quatro rótulos também exibem o selo da The Vegan Society, como 100% veganos e livres de alergênicos.

Nascido nos vinhedos próprios da Miolo no Vale dos Vinhedos, o Miolo Cuvée expressa o terroir de uma região com plena vocação para o espumante. "O Miolo Cuvée tem um significado muito especial para a história da vinícola. Foi com ele que entramos nesse mercado há 25 anos, e conquistar a DOVV (Denominação de Origem Vale dos Vinhedos) nos coloca em outro patamar agregando mais valor à marca Miolo no segmento de espumantes", salienta o enólogo Adriano Miolo, diretor superintendente da vinícola. Nessa trajetória, o Miolo Cuvée arrematou 47 prêmios em concursos internacionais.

Cuvée Collection (Foto: Divulgação)

A caixa comemorativa já está à venda no e-commerce da marca.

 

Leia: Gordon MacPhail celebra 125 anos com uísque exclusivo de 2 mil dólares

Por: REDAÇÃO DELOOX

Gordon & MacPhail celebra 125 anos com uísque exclusivo de 2 mil dólares

Quinta-feira 05 Novembro 2020 / Bebidas

Mosstowie 1979 (Foto: Reprodução)

A Gordon & MacPhail acaba de revelar as informações sobre o seu mais novo uísque comemorativo, Mosstowie 1979, da Destilaria Miltonduffque, que marca o 125º aniversário da empresa.

O uísque de 40 anos foi maturado com álcool no Lomond Stills - destilador inventado em 1955 por Alistair Cunningham - e traz notas de xerez e chocolate escuro. Engarrafado com 49,8% ABV (Alcohol by Volume), o destilado contém sabores de pimenta-do-reino, toranja, framboesa, hortelã fresca e outras especiarias. No nariz, exala aromas de vagem de baunilha, caramelo, casca cristalizada, couro e maçã cozida.

O Mosstowie 1979 foi depositado no armazém Elgin da Gordon & MacPhail, em 13 de setembro de 1979, no barril número 20323. “Essas garrafas de uísque são extremamente raras e só serão lançadas para a comemoração do nosso 125º aniversário, pois fazem parte do último barril desse rótulo que existe em nosso depósito", disse o diretor da empresa Stephen Rankin.

Apenas 164 garrafas de Gordon & MacPhail 1979 Mosstowie estão disponíveis para compra. Cada uma delas custa US$ 1.937.

Mosstowie 1979 (Foto: Reprodução)

Por: REDAÇÃO DELOOX

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes apoia campanha SOS Restaurantes

Terça-feira 14 Abril 2020 / Bebidas

Adega - SOS Restaurantes (Foto: Divulgação)

A quarentena imposta pela crise do COVID-19 acertou em cheio o setor de bares e restaurantes. Com o fechamento obrigatório dos estabelecimentos, mediante decreto, o setor busca soluções para continuar sobrevivendo. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Rio de Janeiro, que representa mais de 350 operações no estado, anunciou o apoio à campanha “SOS Restaurantes”. A ação desenvolvida pela importadora Berkmann Wine Cellars destina 20% do valor de vendas de vinhos para os restaurantes e 2% para entidades de combate ao COVID-19.

As adegas representam parte significativa dos lucros de restaurantes. E, ao contrário dos menus, nem sempre estão disponíveis para delivery, modelo de vendas que vem mantendo muitas portas abertas. Com isso, cada restaurante associado à Abrasel-RJ poderá gerar um código junto à Berkmann Wine Cellars, e divulgá-lo para seus clientes através das redes sociais e canais de vendas. Ao cliente realizar a compra no site da importadora, informando o código do estabelecimento, 20% do valor será destinado ao restaurante e mais 2% para entidades de combate ao Coronavírus.

Adega - SOS Restaurantes (Foto: Divulgação)

Ao todo, mais 80 restaurantes do Rio de Janeiro já aderiram, como as casas Traga, Malta, Olivo, Lasai, Bota e Marea, entre outros. A expectativa é que o número cresça a partir dos 350 associados da Abrasel-RJ. O cliente pode escolher entre mais de 200 rótulos, que partem de R$ 39,90, como o tinto Casa Roja Vieira, de Rioja – Espanha, até R$ 982,00, como o Joseph Phelps Insignia, da prestigiada região de Napa Valley, Califórnia.

Pedro Hermeto, presidente da Abrasel-RJ, fala sobre o impacto positivo que o novo método de repasse direto de vendas pode representar para os restaurantes. “O setor de alimentação fora do lar enfrenta o seu momento mais desafiador. Temos investido e apoiado soluções criativas para gerar receitas, preservar empregos e movimentar a economia, oferecendo bom serviço a quem deve permanecer em suas casas. Diante de um isolamento social necessário, a campanha ‘SOS Restaurantes’ colabora não apenas para a saúde financeira dos estabelecimentos, mas para levar até os lares momentos de descontração e união das famílias, tão associados ao consumo de vinhos”, comenta o empresário. 

Leia: Delivery - Roteiro de alta gastronomia para você não precisar sair de casa

Por: REDAÇÃO DELOOX

Gin Vitória Régia promove guest bartender no Galeto Sat’s

Sexta-feira 14 Fevereiro 2020 / Bebidas

Thiago Teixeira (Foto: Ed Amorin)

Para comemorar os prêmios recebidos no World Gin Awards 2020 – melhor gin saborizado produzido no Brasil e medalha de ouro como gin London Dry – o embaixador carioca do gin orgânico Vitória Régia, mixologista Thiago Teixeira, convida os bartenders Igor Renovato, do Garoa Bar Lounge, Rafael Alves, do 4e5 Bar, Tarinny Rabelf, do Stuzzi Gastrobar, e Thianny Estevam, do Canastra Rosé, para dividir o balcão do Galeto Sat’s de Botafogo, ponto de encontro etílico da noite carioca, nesta segunda-feira (17). O evento acontece a partir das 20h.

Os coquetéis (R$20, cada) foram elaborados especialmente para o evento. "Vem cá, meu louro", que leva gin Vitória Régia, xarope de laranja com louro, suco de limão e água tônica, foi o drinque escolhido por Tarinny. Igor Renovato vai "De pepino com gengibre": gin Vitória Régia, gengibre, xarope de flores, pepino, pimenta e água tônica.

Thianny elaborou o Tropicana, com purê de abacaxi com cardamomo, pimenta jamaica, limão siciliano e água tônica, e Rafael Alves escolheu o Jaci, com Vitória Régia, caju e soda artesanal de limão siciliano com hortelã.

Anfitrião da noite, Teixeira vai preparar o Rosáceo Tônica, que leva gin Vitória Régia Rosé infusionado em hibisco, suco de laranja, água tônica e manjericão.

Gin Vitória Régia Rosé (Foto: Divulgação)

SERVIÇO

Guest Bartender Vitória Régia com Thiago Teixeira

Galeto Sat’s Botafogo (Rua Real Grandeza, 212 – Botafogo)

Segunda-feira, 17 de fevereiro

Das 20h à 1h

 

Leia: Tataraneto de Louis Vuitton apresenta sua linha de vinhos no Brasil

Por: REDAÇÃO DELOOX