Flavia Quaresma prepara comida de botequim em encontro gastronômico. Foto: Ricardo Bhering

Flavia Quaresma é a chef convocada para estrear, na quinta (12), o Botequim Convida, encontro gastronômico que o Botequim, restaurante quase quarentão em Botafogo, passa a promover com convidados especiais. A proposta é oferecer cardápios exclusivos assinados, com opção de harmonização.  

Com passagens por casas estreladas no exterior e participação em programas dedicados a gastronomia no canal GNT, Flavia Quaresma esteve por muitos anos na lista dos endereços mais queridos da cidade com seu Carême Bistrô. Como parte da experiência no Botequim, ela vai preparar dois menus completos: um tradicional e outro com releituras vegetarianas dos pratos do primeiro. As duas versões podem ser harmonizadas com cerveja Therezópolis.

Para abrir o percurso, bolinho de galinhada. Foto: Ricardo Bhering

Dividido em quatro tempos, o cardápio principal passeia por receitas famosas da cozinha brasileira, a começar pelo bolinho de galinhada com quiabo e emulsão de pequi, uma referencia à comida caipira, harmonizada com Therezópolis Weiss. Em seguida é a vez da caldeirada de frutos do mar, preparada com maxixe, banana da terra, palmito pupunha e servida com farofinha e também harmonizada com a Therezõpolis Weiss. Depois, chega à mesa costela desfiada, com nhoque de batata doce, queijo coalho e couve, acompanhada por Therezópolis Apa.

Já para quem preferir as sugestões vegetarianas, o menu começa com bolinho de arroz com quiabo e emulsão de pequi, harmonizado com Therezópolis Weiss, seguido de caldeirada vegetariana com maxixe, banana daterra, palmito pupunha e farofinha, também combinada com  a Weissbier. Na receita principal, entra em cena o mix de cogumelos com nhoque de batata doce, caldo de cogumelo seco, queijo coalho e couve, harmonizado com a Therezópolis Dunkel. A sobremesa, para ambos os menus, será o arroz doce da chef, feito com frutas secas e flor delaranjeira, harmonizado com Therezópolis Witbier.

O menu custa R$ 130 menu sem harmonização e R$ 165 menu com harmonização (por pessoa). As reservas podem ser feitas pelo telefone (21) 2286-3391 ou (21) 2537-7650.

Mix de cogumelos com nhoque de batata doce. Foto: Ricardo Bhering