O italiano Augusto Piras resgata suas origens no novo menu de verão da casa. Foto: divulgação

Ilha de origem do simpático chef Augusto Piras, a Sardenha inspira o menu da estação de altas temperaturas no Bene, italiano premiado que fica no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, no Leblon. Os ingredientes frescos do estado do Rio conduzem as receitas, que serviriam tanto para uma refeição no calor do Rio de Janeiro, como garante o chef executivo, quanto na paradisíaca ilha onde nasceu.  

“O verão na Sardenha é muito parecido com o do Rio. Ambos são extremamente quentes, o que faz com que moradores e visitantes optem por comidas mais frescas e leves. Por isso, as principais escolhas do cardápio são frutos do mar", conta Piras, que está no Bene desde 2015, quando foi convidado para dar consultoria para o espaço. Sob seu comando, o restaurante entrou para a lista dos dez principais do Rio, segundo o TripAdvisor.

Opção de principal: canelones caseiros com recheios de lagostas de Cabo Frio. Foto: divulgação

O menu começa com salada de figos, rúcula, presunto de parma, ricota cremosa e gotas de balsâmico entre as opções, que ainda têm destaques como o carpaccio de meka espada com emulsão de orégano e o terrine de lagostins.

Já entre os pratos principais estão risoto de polvo fresco com aipo branco e canelones caseiros com recheio de lagostas de Cabo Frio. 

Para adoçar, as frutas ganham a mesa em combinações frescas, como o crepe suflê com mangas caramelizada, cestinha de morango e creme inglês e o clássico da Sardenha creme catalana ao aroma de limão siciliano, obrigatório no menu da casa, mas sempre em versões repaginadas.

Para comer também com os olhos: cestinha de morango fresco e creme inglês. Foto: divulgação