Renato Ialenti pretende resgatar o espírito das trattorias com seu novo L'Ulivo Cucina e Vini, em Copacabana

Recém-aberto em Copacabana, no Rio de Janeiro, o L'Ulivo Cucina e Vini, nova casa do chef, sommelier e restauranteur italiano Renato Ialenti (tel.: 3576-7785), se propõe a resgatar o espírito das trattorias. Segundo Ialenti, nascido em Roma e criado na Umbria, para proporcionar a experiência, a linha foi apostar na atmosfera familiar e na culinária camponesa autêntica, com seus sabores, ingredientes e receitas típicas.

“As trattorias são conhecidas por sua culinária local regional, pela alta qualidade de oferta dos alimentos e forma criteriosa de preparação. E o quero mostrar é justamente isso: a riqueza da cucina contadina, uma cozinha italiana do campo, com viés popular, que usa os ingredientes certos e respeita o modo de preparo dos pratos, sejam eles mais populares ou sofisticados”, conta ele, que já ganhou citações em guias de excelência do setor gastronômico como o Gambero Rosso e o Michelin.

Fettuccine alla Norcina é um dos destaques do cardápio de massa do restaurante

No cardápio de massas artesanais, estão receitas como o Tonnarelli Cacio & Pepe; com fondue de queijo pecorino e pimenta do reino; o Fettuccine alla Norcina, com linguiça toscana, cogumelos, ervilhas e queijo pecorino; e o Bombolotti alla Carbonara, um rigatoni com bacon, ovos, queijo pecorino e pimenta do reino. 

Se a preferência for uma carne grelhada, os destaques vão para o Scottadito di Agnelo, costelinha de cordeiro com molho de hortelã; o Filetto al Balsamico, filé mignon com redução de balsâmico; e a Salsicciadi Coscio di Maiale, linguiça de pernil de leitoa com molho de ervas finas.

O Filetto al Balsamico é para quem aprecia carnes

Focaccias especiais também chegam à mesa, em versões como a Contadina, com linguiça toscana, cogumelos, shitake, muçarela e ervilhas; a Crudo, com presunto de parma, muçarela defumada, alcachofras e sálvia; e a Sbriciolona, feita com berinjela, creme de queijo pecorino, pimentões coloridos.

O restaurante ainda cria pratos especiais para os dias da semana e planeja em breve oferecer serviço de entrega. “O coração do restaurante é a cozinha. Por isso queremos levá-la aos apreciadores da gastronomia típica da Itália. É como uma viagem através dos sabores e ingredientes italianos autênticos”, ressalta o chef.