Fasano lança sabor de panettone inspirado em receita da família

Sexta-feira 08 Dezembro 2017 / Alta Gastronomia

A família de panettones do Fasano cresce com o lançamento de uma receita diferente para este Natal. Além dos sabores gianduia e o tradicional de frutas, o novo Antica Ricetta, como o nome sugere, é uma releitura de uma antiga receita do clã: passa por um processo de fermentação natural de mais de 72 horas e leva ingredientes especiais, como passas do tipo Sultana, mel italiano e frutas secas.  

Os panettones são produzidos no Fraccaro Spumadoro, empresa tradicional na confeitaria italiana. Outra novidade da temporada são as embalagens, que ganharam design mais arredondado e compacto. As três versões do bolo natalino podem ser encontradas nos restaurantes do Grupo Fasano e em mercados e empórios selecionados no Brasil. No Hotel Fasano do Rio, as compras podem ser feitas durante 24 horas por dia, inclusive no dia 24 deste mês, na recepção.

Fasano apresenta novo sabor de panettone e embalagens mais compactos para a temporada natalina. Foto: divulgação

 

Por: REDAÇÃO DELOOX

Casal com tradição no mercado de carnes abre boutique na Gávea

Quinta-feira 07 Dezembro 2017 / Alta Gastronomia

O casal de empresários Patrícia Lima e Carlos Eduardo Raposo, que carregam um longo histórico no mercado carioca de carnes, abriu recentemente seu mais novo empreendimento na área, a boutique Ao Ponto, na Gávea. Mesmo diante da crise, Patrícia garante que o segmento não para de crescer, o que se explica, segundo ela, pela crescente demanda por cortes nobres, de preços e qualidade acima dos vistos no varejo.    

Patrícia Lima, sócia da boutique Ao Ponto: consumidor está preocupado com procedência e qualidade do produto. Foto: divulgação

"As porções milimetricamente calculadas para cada ocasião fidelizam consumidores exigentes que apreciam sabor e textura diferenciados. Poder degustar uma carne mais nobre sem ter que comprar a peça inteira é indiscutivelmente uma vantagem. Todas com suas devidas associações que certificam as criações e garantem legitimidade", conta a empresária, que exibe suas vitrines refrigeradas com porções embaladas que vão desde a tradicional picanha ao bife de chorizo argentino, das raças Angus, Hereford e Wagyu. 

“Hoje, é tendência no mundo todo a preocupação do consumidor com a procedência e qualidade do produto que está comprando. A possibilidade de saber a origem da carne e dados sobre o produtor e o animal é garantia de excelência e consumo consciente”, complementa.

Cervejas especiais, massas e molhos, além de acompanhamentos tradicionais de churrasco, ocupam as prateleiras. Foto: divulgação

Seu marido e sócio, Carlos Eduardo Raposo, é tradicionalmente ligado ao segmento. Na década de 70, assumiu o comando de um dos maiores frigoríficos da América Latina, que abastecia todo o estado do Rio. Anos depois, também esteve à frente dos açougues da Cobal do Leblon, onde abriu ainda o Pizza Park, que tem uma filial na Cobal do Humaitá.

Além das carnes nobres, a boutique garante os acompanhamentos, como molhos, pães de alho, farofas e azeites. Outras apostas são as massas e molhos do Pizza Park, que já são hit entre os clientes. Cervejas diferenciadas e vinhos complementam as prateleiras.

Por: REDAÇÃO DELOOX

Meza Bar e Rádio Ibiza estendem parceria à carta de drinks

Quarta-feira 29 Novembro 2017 / Alta Gastronomia

A trilha musical do Meza Bar, comandada pela turma da Rádio Ibiza, inspirou a nova carta de drinks da casa do Humaitá, que fica em cartaz durante todo o verão. As versões "para beber" do cardápio sonoro foram criadas com base nas noções do Design Thinking, durante encontros entre as equipes das duas marcas, que definiram quatro conceitos a partir de perfis de comportamentos: ingredientes, texturas, cores, sabores.

Segundo os criadores, a ideia é que a música, suas referências e estilos de vida se tornem coquetéis tanto na forma quanto no conteúdo das taças. O resultado são quatro novos mixes. Um dos destaques é o Indielicious, composto por cachaça Nega Fulô, mel de erva mate, licor de jenipapo, pimenta Jamaica, limão. Outra novidade é o Elétrica, que leva Tanqueray Gin, Saint Germain, Fogo Paulista, Luxardo, hibiscos e pimenta. Pop Cool e Balanzê complementam o quarteto. 

O drink Indielicious é uma das novidades que marcam a parceria entre Meza Bar e Rádio Ibiza. Foto: André Rodrigues

 

Por: REDAÇÃO DELOOX

Receitas da Sardenha refrescam o verão do Bene no Grand Sheraton Rio

Terça-feira 28 Novembro 2017 / Alta Gastronomia

O italiano Augusto Piras resgata suas origens no novo menu de verão da casa. Foto: divulgação

Ilha de origem do simpático chef Augusto Piras, a Sardenha inspira o menu da estação de altas temperaturas no Bene, italiano premiado que fica no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, no Leblon. Os ingredientes frescos do estado do Rio conduzem as receitas, que serviriam tanto para uma refeição no calor do Rio de Janeiro, como garante o chef executivo, quanto na paradisíaca ilha onde nasceu.  

“O verão na Sardenha é muito parecido com o do Rio. Ambos são extremamente quentes, o que faz com que moradores e visitantes optem por comidas mais frescas e leves. Por isso, as principais escolhas do cardápio são frutos do mar", conta Piras, que está no Bene desde 2015, quando foi convidado para dar consultoria para o espaço. Sob seu comando, o restaurante entrou para a lista dos dez principais do Rio, segundo o TripAdvisor.

Opção de principal: canelones caseiros com recheios de lagostas de Cabo Frio. Foto: divulgação

O menu começa com salada de figos, rúcula, presunto de parma, ricota cremosa e gotas de balsâmico entre as opções, que ainda têm destaques como o carpaccio de meka espada com emulsão de orégano e o terrine de lagostins.

Já entre os pratos principais estão risoto de polvo fresco com aipo branco e canelones caseiros com recheio de lagostas de Cabo Frio. 

Para adoçar, as frutas ganham a mesa em combinações frescas, como o crepe suflê com mangas caramelizada, cestinha de morango e creme inglês e o clássico da Sardenha creme catalana ao aroma de limão siciliano, obrigatório no menu da casa, mas sempre em versões repaginadas.

Para comer também com os olhos: cestinha de morango fresco e creme inglês. Foto: divulgação

 

Por: REDAÇÃO DELOOX

Burger Fest movimenta 22 restaurantes na capital carioca

Segunda-feira 13 Novembro 2017 / Alta Gastronomia

Hambúrguer do CT Boucherie: filé mignon, cebolas caramelizadas com passas pretas, tomate seco confitado, alface americana e maionese com azeitonas pretas. Foto: divulgação

Até o fim do mês, o sanduíche que é mania nacional protagoniza um festival de receitas exclusivas nos restaurantes cariocas. O Burger Fest, que acontece simultaneamente em São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, reúne 22 casas no Rio de Janeiro, envolvendo um time de primeira linha da gastronomia, como Claude Troisgros, Pedro de Artagão e Roberta Ciasca.

Na lista de restaurantes, estão o Astor de Ipanema, com burger de falafel com homus, tahine verde e salada de pepino, tomate e cebola roxa; o Mama Shelter, com hambúrguer de linguiça toscana, burrata e rúcula com chips de batata doce no brioche; e Rubayat, com receita que leva hambúrguer de fraldinha com gorgonzola, chouriço moído, maionese de alho, rúcula e tomate confit. O Cozinha Artagão participa com o Blue Burger, um blend de angus, queijo azul, tomate confit e bacon. Já o CT Boucherie oferece burger de filé mignon, cebolas caramelizadas com passas pretas, tomate seco confitado, alface americana e maionese com azeitonas pretas. De Roberta Ciasca, o Miam Miam aposta em burger de peixe empanado, misô, sunomono e creme de nirá em pão preto.

Receita do Astor para a festa: burger de falafel com homus, tahine verde e salada de pepino, tomate e cebola roxo. Foto: divulgação

 

 

Por: REDAÇÃO DELOOX